LENTES DE CONTATO RÍGIDAS

LENTES DE CONTATO RÍGIDAS

Quem tem ceratocone tem que usar lente de contato?

Não necessariamente, pois nem todos os ceratocones necessitam de lentes de contato. Casos iniciais podem ter uma boa visão com uso de óculos ou mesmo sem correção óptica nenhuma.

Quando é indicado o uso de lente de contato no ceratocone?

A lente de contato no ceratocone passa a ter grande importância nos casos de baixa de visão mesmo com o uso de óculos, oferecendo uma qualidade visual semelhante a de uma pessoa sem ceratocone. Obviamente que o portador de ceratocone inicial pode usar lente de contato para complementar ou revesar com o uso do óculos, mas recomenda-se sempre que a adaptação seja feita com um especialista.

A lente de contato cura ou estabiliza o ceratocone?

Não. A lente de contato não cura e nem estabiliza o ceratocone. Ela simplesmente consegue dar uma melhor visão por atuar regularizando a superfície do olho. Não existe até o dia de hoje cura para o ceratocone e o método indicado para estabilizar o ceratocone é o crosslinking de córnea.

Quem tem ceratocone só pode usar lente de contato rígida gás permeável?

Não, irá depender do estágio do ceratocone. Em casos iniciais podemos fazer uso de lentes gelatinosas, porém a partir de determinado estágio da doença somente lentes rígidas gás permeáveis serão indicadas e eficientes.

Quais são as lentes de contato que o portador de ceratocone pode usar?

Os portadores de ceratocone podem utilizar tanto lentes de contato gelatinosas quanto lentes de contato rígidas gás permeáveis (esféricas, asféricas, dupla curva, lente de contato escleral). Porém, somente o especialista em ceratocone e em lentes de contato poderá definir qual é a melhor opção para o seu caso.

Qual a melhor lente de contato para o ceratocone?

A melhor lente de contato para o ceratocone costuma ser a lente de contato rígida gás permeável. A lente de contato rígida gás permeável possui a melhor relação lente-córnea, permite uma melhor oxigenação, reduz o risco de intolerância ao uso de lente de contato (comum com gelatinosas), reduz o risco de infecções (bacterianas ou fúngicas), quando comparada às lentes gelatinosas. No entanto, não existe uma regra geral para todos os casos, sendo recomendado uma avaliação com um especialista em ceratocone para ver a melhor opção para o seu caso.

Por que com a lente de contato rígida a visão fica melhor do que com óculos no ceratocone?

Como o embaçamento no ceratocone é causado pela irregularidade na superfície do olho, com o uso da lente de contato rígida há uma regularização dessa superfície e consequente melhora na acuidade visual.

Quais são as lentes rígidas para ceratocone?

Há diversas lentes rígidas para o ceratocone, sendo a adaptação sempre iniciada da lente mais simples para a mais complexa, pois cada estágio pode requerer uma lente diferente.

São lentes rígidas para ceratocone:

– Esféricas (acompanha a curvatura de uma esfera);

– Asféricas (formato que acompanha a anatomia da córnea);

– Dupla curva (especiais para ceratocone, se encaixam no formato cônico da córnea);

Qual a durabilidade das lentes rígidas no ceratocone?

Em geral em torno de 2 anos, caso sejam mantidas e polidas de acordo com orientações de seu especialista.

É fácil se adaptar a lente rígida?

Sim, é fácil, porém o que ocorre é um mito em torno dessa lente de que incomoda e é desconfortável. Realmente, algumas pessoas enfrentam uma maior dificuldade em se acostumar com a lente rígida, mas isso é normal e esperado, e não passa de um mês. Em alguns casos em 15 dias a pessoa já está muito bem adaptada, e em outros vai até um pouco mais, reduzindo o desconforto gradualmente.

Por que a lente rígida incomoda mais que a lente gelatinosa?

Como regra, quanto maior a lente mais confortável ela é ao uso. Como a lente rígida gás permeável possui um diâmetro menor que o diâmetro da córnea e possui uma certa mobilidade quando bem adaptada, isso pode gerar um incômodo inicialmente. Já as lentes gelatinosas possuem um diâmetro maior que o da córnea, reduzindo assim a sensibilidade na superfície do olho. É muito importante frisar que conforto não é sinônimo de qualidade da lente e que apenas o seu especialista poderá indicar a lente mais apropriada para o seu caso, seja ela gelatinosa ou rígida.

Quais os cuidados com a lente rígida para o ceratocone?

Além dos cuidados básicos de limpeza com produto específico toda vez que retirar a lente, armazenamento com imersão no produto, higiene das mãos toda vez que for manipular a lente (inclusive secar bem as mãos), a lente rígida exige um polimento de tempo em tempo e avaliação periódica com o oftalmologista especializado.

Durante o polimento é feito um trabalho para deixar a lente rígida com sua superfície lisa assim como quando ela é nova e remover qualquer resíduo proteico aderido a lente.

Pode dormir com lente rígida?

Dependendo de cada caso, é permitido sim dormir com a lente rígida gás permeável, por apresentar características únicas de qualidade de oxigenação e interferir bem pouco na fisiologia da córnea.

Obviamente, você nunca deverá dormir com sua lente rígida sem o consentimento de seu médico. Portanto, converse com seu especialista para saber se no seu caso existe essa possibilidade.

Como limpar as lentes de contato rígidas gás permeáveis?

Esse processo é de extrema importância para garantir tanto a longevidade das suas lentes de contato rígidas mas principalmente para a saúde dos seus olhos. Em primeiro lugar, lave bem suas mãos com sabonete comum (de preferência neutro), enxague-as e seque-as com um papel toalha. Feito isso, retire a lente do olho (um olho de cada vez) e coloque-a com a parte côncava para cima, pingando sobre ela algumas gotas de xampu infantil neutro diluído em água tratada ou soro fisiológico.

Então, massageie a lente de contato (não realizar pressão demasiada sob o risco de quebrá-la ou danificá-la) em movimentos circulares causando fricção sobre sua superfície, de maneira que sejam retiradas sujeiras e depósitos que se acumulam ao longo de um dia de uso. Após essa etapa, deve-se enxaguar a lente de contato com água tratada e inserí-la em seu estojo.

A lente dentro do estojo deve ficar totalmente submersa pela solução multiuso recomendada pelo seu oftalmologista. Feito isso com a lente de contato de um olho, repita todo o processo com o outro olho. No dia seguinte, quando irá utilizá-la, não é necessário a repetição de todo esse processo, sendo necessário apenas a utilização da solução multi-uso. Pode-se pingar algumas gotinhas da solução antes de inserir a lente em seu olho.

E como limpar o estojinho da lente de contato?

O estojinho das lentes de contato deve ser higienizado uma vez por semana com uma escova de dente com cerdas rígidas (utilizada somente para esse fim) e sabonete líquido neutro. Deve-se esfregar as cerdas da escova por todo estojinho, incluindo seus pequenos cantinhos. Após essa etapa, enxaguá-lo com água tratada. Feito isso, deixar o estojo secar virado para baixo em cima de um papel toalha limpo.

Podemos dormir com a lente de contato rígida gás permeável?

Isso irá depender de vários fatores que serão analisados pelo seu oftalmologista especialista em lentes de contato.
Dependendo de cada caso, pode sim ser permitido ao paciente dormir com suas lentes de contato rígidas gás-permeáveis, em casos especiais que justifiquem. No entanto, o paciente deve ser sempre muito bem orientado pelo oftalmologista.

Qual a durabilidade da lente rígida gás permeável?

Em geral, desde que bem conservadas e cuidadas, o tempo de durabilidade de uma lente gás-permeável é de 2 anos. Esse prazo pode variar para mais ou para menos, dependendo da marca da mesma.

Quais são as vantagens e desvantagens das lentes de contato rígidas gás permeáveis (RGP)?

As principais vantagens das lentes de contato RGP são a excelente visão proporcionada por elas, maior campo visual e o aumento da auto-estima do usuário (que não precisará mais dos óculos). As desvantagens são uma necessidade de uma ótima higiene ocular, a chance de perdê-las ou danificá-las, a chance de contaminação e a necessidade de cuidados regulares estritos.

Posso usar maquiagem com as lentes rígidas gás permeáveis?

Sim, é possível usar lentes de contato com maquiagem, porém alguns cuidados devem ser seguidos:
– Coloque sempre a lente de contato antes da maquiagem;
– Dê preferência a produtos de maquiagem hipoalergênico;
– Evite o delineador de pálpebra inferior;
– Evite sobras em pó e dê preferência as sombras a base de gel ou creme;
– Evite maquiagens a prova d`água, pois são mais difíceis de remover;
– Sempre retire toda maquiagem antes de retirar a lente de contato.

Pode se instalar fungos nas lentes de contato rígidas gás permeáveis?

Sim, apesar de raro, é possível a instalação de fungos nas lentes de contato rígidas gás permeáveis. Geralmente acontece quando os cuidados necessários não são feitos de maneira adequada.

É melhor lentes de contato rígidas ou gelatinosas pro ceratocone?

A princípio, as lentes rígidas são as mais indicadas para casos de ceratocone, principalmente nos casos moderados ou avançados. Isso porque a lente rígida cria uma “nova superfície” regularizada, permitindo uma visão mais nítida. Porém, é possível o uso de lentes gelatinosas para ceratocone, principalmente nos casos mais leves.

Qual o preço de uma lente de contato rígida para ceratocone?

Atualmente, com a diminuição do preço das lentes de contato rígidas para ceratocone, pacientes de qualquer nível de renda podem se beneficiar da adaptação das lentes de contato rígidas para o ceratocone, principalmente com a possibilidade do pagamento parcelado em cartão de crédito.

Outro ponto importante a se considerar é que todo o valor da adaptação da lente de contato rígida para ceratocone poderá ser reembolsada através da restituição de sua declaração de imposto de renda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *