Catarata: 7 curiosidades sobre ela que você provavelmente não sabia

Catarata: 7 curiosidades sobre ela que você provavelmente não sabia

A catarata é grande responsável pela maioria dos casos de cegueira em todo mundo. Segundo a OMS, cerca de 40 a 45 milhões de pessoas são cegas e 135 milhões sofrem severas limitações da visão por causa da doença. No caso do Brasil, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia informou, segundo o IBGE, em 2016 existiam 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. Para você ficar sabendo demais curiosidades como essa, leia até o final.

1. CATARATA EM ÁRVORE DE NATAL?

Acredite, não é uma catarata que cresce em árvores de natal! É um tipo considerado raro de opacificação do cristalino que leva esse nome.

É caracterizada pela opacidade parcial constituída de depósitos policromáticos em forma de agulhas no córtex profundo e no núcleo, que podem ser isolados ou associados a outras opacidades.

Ela leva esse nome porque possui imagens semelhantes a agulhas multicoloridas. Você pode saber mais aqui (SBO).

2. OS BRASILEIROS DESENVOLVEM CATARATA PRECOCEMENTE

Em um levantamento feito pela FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz), foi mostrado que 25% da população brasileira tem catarata com mais de 50 anos.

E de acordo com a estimativa da OMS, a doença surge a partir dos 55 anos e tem prevalência mundial de 17% até os 65 anos de idade, de 65 a 75 anos atinge a 47% e 73% das pessoas com mais de 75 anos desenvolvem catarata.

3. DIFERENTE DO QUE SE IMAGINA, A CATARATA NÃO É UMA PELE FINA SOBRE A CÓRNEA

Muitas pessoas pensam que a catarata é uma pele que se forma na lente dos olhos, mas na verdade ela é caracterizada, normalmente, pelo envelhecimento do cristalino que acomete pessoas com mais idade.

Também pode acontecer por conta de alterações metabólicas ocasionadas por algumas doenças sistêmicas.

4. CATARATA PODE ACONTECER EM CRIANÇAS

Algumas crianças podem nascer com a opacidade no cristalino, podem também ter visão embaçada e enxergar as cores pálidas. A condição é chamada de catarata congênita e deve ser tratada o quanto antes.

5. A CATARATA PODE ACONTECER POR OUTRAS CONDIÇÕES ALÉM DE ENVELHECER

A patologia pode ser provocada pelo uso indevido de medicamentos, sequelas de traumas oculares e inflamações nos olhos, além da congênita.

6. A CIRURGIA DE CATARATA É MUITO SEGURA

Um dos procedimentos cirúrgicos mais executados no mundo, considerado simples, principalmente quando feito por um cirurgião experiente, demora em torno de 15 a 25 minutos. Existem métodos como o laser de femtosegundo que tornam a operação mais segura ainda.

7. É POSSÍVEL PREVENIR A CATARATA 

Você pode tomar algumas medidas preventivas para evitar a doença:

  • Não fume! A condição favorece o agravamento de várias doenças, além de estar relacionado com o surgimento de vários tipos de cânceres;
  • Use óculos escuros, os danos causados pela radiação solar contribuem para a opacidade do cristalino;
  • Dieta rica em antioxidantes previne o envelhecimento do organismo;
  • Vá ao oftalmologista com frequência. Não espere os sintomas aparecerem. Como a grande maioria das doenças, as patologias oculares têm maiores chances de cura quando são diagnosticadas precocemente. 

Se você é jovem e não faz parte do grupo de risco, visite o oftalmologista pelo menos a cada dois anos, e se você já está na melhor idade, visite ao menos uma vez ao ano.

Neste link você pode agendar sua consulta online: Agendamento

Neste você pode ver nossos contatos: Dúvidas ou marcar consulta

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *