O auxílio da tecnologia de femtosegundo para o tratamento de cetarocone

O auxílio da tecnologia de femtosegundo para o tratamento de cetarocone

Femtosegundo

Não é de hoje que a tecnologia ajuda e aprimora os tratamentos e procedimentos na medicina. O femtosegundo veio para somar nas cirurgias a laser! Se tratando de um recurso moderno, rápido e de alta precisão que utiliza um feixe de luz com frequência próxima ao infravermelho para cirurgias oftalmológicas.

O que é laser de femtosegundo

O laser de femtosegundo está disponível em alguns consultórios e hospitais no Brasil e utilizado mundialmente para cirurgias oftalmológicas. Trouxe uma verdadeira revolução à cirurgia corneana.

Tem a capacidade de atravessar o tecido corneano sem gerar cicatrizes e atuar principalmente nas camadas da córnea com alta precisão.

Isso é possível por causa da criação de microbolhas que dissecam o tecido no ponto de ação, o qual se restringe a uma área limitada, gerando muito pouco dano aos tecidos adjacentes.

Essas características permitem ao cirurgião realizar os procedimentos de incisões e dissecções no tecido corneano em qualquer direção e com múltiplas possibilidades de planejamento cirúrgico, aumentando a segurança e diminuindo o tempo de muitos procedimentos.

Ceratocone

O Ceratocone é uma doença ocular não inflamatória que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando a percepção de imagens distorcidas.

A evolução do ceratocone é quase sempre progressiva com o aumento do astigmatismo, mas pode estacionar em determinados casos.

Na sua fase inicial, o ceratocone apresenta-se como um astigmatismo irregular, levando o paciente a trocar o grau do astigmatismo com frequência.

O diagnóstico definitivo desta patologia é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos como a topográfica corneana e a paquimetria ultrassônica.

Tratamento de ceratocone com femtosegundo

O laser de femtosegundo pode ser usado na cirurgia de implante de anéis corneanos.

Modernamente, a precisão dos resultados dessa cirurgia sofreu um enorme incremento, com o uso do Femtosegundo para realizar os túneis que irão receber os segmentos.

Neste caso, os túneis terão uma profundidade precisa e uniforme, calculada por tomografia, o que possibilita uma maior segurança, redução das complicações, e melhores resultados.

Apesar de todo esse avanço, e uso de equipamentos de alta tecnologia, em alguns pacientes, pode ser optado pela troca dos segmentos por outros maiores, ou mais espessos, para melhorar a qualidade da visão pós-operatória, ou ambos.

Benefícios de cirurgia com femtosegundo

Precisão do equipamento durante o procedimento.

O uso dos lasers de femtosegundo representam a tecnologia mais avançada para a cirurgia de catarata com finalidade refrativa e ceratocone.

A introdução da tecnologia do laser de femtosegundo, para realização da cirurgia de ceratocone, veio trazer maior previsibilidade ao procedimento e contribuir para o resultado final.

Oferece segurança maior ao cirurgião e incidência menor de inflamação e complicações.

Os melhores resultados em cirurgias oftalmológicas são obtidos com os lasers de femtosegundo.

Espessura de aba corneana mais previsível

Diminuição do risco de abrasão da córnea durante a cirurgia.

Diminuição do risco de astigmatismo induzido após LASIK.

Um laser de femtosegundo pode criar uma aba corneana que possui bordas que permitem que ela se encaixe mais seguramente no lugar após o procedimento, reduzindo o tempo de cicatrização e diminuindo o risco de deslocamento da aba após a cirurgia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *