6 doenças oculares muito comuns em idosos

6 doenças oculares muito comuns em idosos

doenças comuns em idosos

Quando a idade chega, alguns problemas podem vir junto com ela, incluindo na visão. Por isso, nós separamos as doenças oculares mais comuns em idosos para que você possa conferir e ficar atento. 

1 Presbiopia

Conhecida também como vista cansada, a presbiopia é uma condição, e não doença, que ocorre com todo mundo após os 40 anos de idade.

Com a presbiopia a visão perde a qualidade no que diz respeito a objetos próximos e isso acontece principalmente em ambientes sem muita luz.

Por isso, várias pessoas idosas afastam o que estão lendo do rosto para ver melhor.

2 Catarata

Sendo a principal causa de cegueira reversível no mundo, é uma doença muito comum em pessoas de mais idade.

Sua característica principal é a opacidade do cristalino, que é uma lente natural do olho, isso causa uma visão nublada o que torna mais difícil a execução de tarefas simples do nosso dia a dia, como dirigir, ler ou ver rostos com clareza.

Aqui nós falamos mais sobre catarata.

3 Glaucoma

O glaucoma é uma doença causada pelo aumento da pressão nos olhos. Esse aumento de pressão pode acabar lesionando o nervo ótico e assim causar a perda da visão periférica. 

Também pode causar a perda total da visão se não for acompanhado ou não tenha o tratamento adequado.

O glaucoma, assim como diversas outras doenças, deve ser tratado logo no início.

4 Retinopatia diabética

A retinopatia diabética afeta pequenos vasos na região da retina. Ela está relacionada principalmente ao descontrole da glicemia e o tempo em que dura a diabetes.

Isso acontece porque quando o diabetes está descontrolado, a hiperglicemia provoca diversas alterações em nosso corpo, que entre outros, desencadeiam a disfunção desses vasos da retina.

Se a retinopatia diabética não for diagnosticada e tratada pode levar a cegueira e não há reversão.

Por isso, para identificá-la é muito importante a visita periódica ao oftalmologista.

5 Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)

A mácula é o nome dado a uma pequena região que fica localizada na parte central da retina e responsável pela percepção de detalhes na visão.

A perda da visão ocorre devido a degeneração das células fotorreceptoras na mácula.

A doença costuma dar indícios apenas quando mais avançada, no entanto, algumas pessoas percebem o embaçamento e, conforme avança, manchas podem se formar no campo central da visão.

6 Olho seco

Olho seco é comum em idosos, principalmente em mulheres que passaram pela menopausa, por causa das alterações hormonais.

Também pode ocorrer devido ao uso crônico de alguns medicamentos, como também caso o indivíduo tenha sido submetido a tratamentos como quimioterapia e radioterapia, alterações senis nas pálpebras, distúrbio no sistema lacrimal e outros fatores que podem causar instabilidade na superfície ocular.

O que algumas dessas doenças têm de mais comum é a baixa da acuidade da visão e que acometem pessoas durante o envelhecimento.

A grande preocupação é de que o idoso normalmente interpreta essas doenças como algo comum, assim como muitas vezes a família não percebe e acaba atrapalhando o diagnóstico e tratamento da doença.

Um dos principais problemas com isso é que os idosos que estão com a visão prejudicada podem acabar sofrendo quedas e consequentemente grandes traumas.

Por isso é muito importante ficar atento a pessoas queridas de mais idade, observar se ainda conseguem enxergar bem e levá-los ao oftalmologista periodicamente e caso note algum problema. 

Agende a consulta com o oftalmologista aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *